Cura dos traumas

Existe uma coletânea de palestras muito interessante do Pe. Léo cujo nome é "Cura dos traumas". No momento eu só assisti duas das seis palestras, mas as que eu assisti me chamaram muita atenção. Jamais havia imaginado que a causa dos meus problemas pudesse ser um trauma, dificilmente uma pessoa imaginaria isso a seu respeito.
É por isso que tentamos encontrar a cura para os nossos problemas de modo extremamente superficial. Tentamos curar os sintomas, mas, se assim o fizermos, os sintomas retornarão irremediavelmente, porque o problema precisa ser curado na raiz.
Um exemplo bem interessante disso seria quando tentamos nos livrar de algum vício. Imaginemos uma pessoa que está tentando parar de roer as unhas - ashuashua. Bem, essa pessoa tenta parar com o seu vício aos poucos - se antes roía todas as unhas quando estavam grandes agora ela roeria apenas seis e iria diminuindo a quantidade com o passar do tempo. Ora, sabemos que isso não daria certo, já que quando ela terminasse de roer as seis unhas ela seria tentada a roer mais e não veria problema em acabar com só mais uma. No início essa pessoa até poderia resistir, mas as vezes passa uma unha do número estipulado e ela nem percebe. Para acabar com tal vício é preciso ser mais radical, simplesmente parar de roer todas as unhas.
 É até engraçado usar um exemplo como esse, mas, como o próprio Pe. Léo dizia, analogias sempre ajudam a fixar a mensagem ou a entendê-la.
Continuando, para sermos curados de um problema é necessário ir até a origem dele, ou seja, o trauma. "Todas as enfermidades são provavelmente psicossomáticas, isto é, resultado da interação entre emoções e corpo", é o que diz o Dr. Samuel Silverman, professor adjunto de psiquiatria na Faculdade de Medicina de Harvard. Com essa afirmação e casos como os de pessoas depressivas que adquirem inúmeras doenças, podemos perceber que o desequilíbrio emocional é o causador de muitos problemas.
Para obter uma cura  no âmbito espiritual, existe a necessidade de saber a causa do problema - seja ele físico ou emocional. O Pe. Rufus - sacerdote da arquidiocese de Bombaim, doutor em Teologia Bíblica, presidente da Associação Internacional para o Ministério de Libertação e vice-presidente da Associação Internacional de Exorcistas -, ao orar por uma cura, sempre pede ao Senhor que revele o que causou todo o mal.
Para não me estender no texto novamente - rsrs -, vou terminar pedindo que nós possamos fazer silêncio, fugir de todo o barulho de nossa própria mente, e pensar um pouco em nossa vida, em nossos problemas e doenças, pedindo ao Senhor que nos mostre o trauma que originou tudo aquilo que temos enfrentado ultimante e não conseguimos vencer. As vezes não conseguimos obter a cura de nossas doenças físicas somente pela medicina, por vezes é necessário que peçamos ajuda a Deus porque a raiz do problema é espiritual. Tentemos fazer a experiência do silêncio e seremos muito agraciados por Ele, que agirá em nós revelando qual é a origem do nosso mal.
Na próxima postagem darei alguns exemplos de traumas que causam nossas doenças para que essa ligação possa ficar mais clara.
1 Response
  1. Késyamc Says:

    Eu gostei, de ter citado a opinião médica além da opinião religiosa =)
    Bjs


    Leitores