Para melhor convivência, compreendei-vos uns aos outros



Como é complexa a mente humana. Não estou contando nenhuma novidade, mas é verdadeiramente interessante o fato de que o que para alguns é de extrema importância ou que faz toda diferença para outros é totalmente insignificante. Todo ser humano é digno de compreensão e atenção, precisamos entender que o que nos fez ser como somos hoje faz parte de uma cadeia de acontecimentos da nossa vida. Nós fomos nos construindo a partir do nosso mundo particular, a partir daqueles com quem convivemos, e a partir da cultura em que fomos inseridos.
É um mundo tão maravilhoso e complexo o de cada homem. Imaginem tudo o que uma pessoa vive até constituir uma família. Para uma nova vida em família o homem carrega tudo o que viveu desde a infância. Princípios, virtudes, defeitos, vícios, tudo isso faz parte da construção da vida deste homem. Somos mestres ou até mesmo doutores em julgar as pessoas pelos seus erros, pelas suas manias ou ideias completamente ilógicas. Exigimos sua mudança, sua melhora de acordo com aquilo que acreditamos que é certo. Mas é necessário que tenhamos maior capacidade de compreensão com as pessoas que nos cercam, principalmente os que pertencem a nossa família. As vezes somos surpreendidos pela forma como algumas pessoas exageram, é algo que só faz lógica em suas mentes. Podem ser manias de perseguição, manias de limpeza, obsessão pelo trabalho, obsessão pelo namorado(a) – o que pode provocar ciúmes na pessoa obsessiva, levando-a a matar em nome daquilo que chama de amor –, TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) – transtorno que leva uma pessoa a tomar banho ou lavar as mãos dezenas de vezes por dia –, entre outras coisas que aos nossos olhos parecem ser totalmente sem sentido.
Os exemplos que citei são dignos de terapia, mas existem vários outros casos mais simples que para serem solucionados necessitariam de nossa compreensão, da nossa iniciativa em compreender porque uma pessoa não consegue fazer nada sozinha por exemplo, seria porque em toda a sua vida ela teria sido muito cobrada e por isso precisasse da ajuda de alguém a fim de que ela não errasse? É claro que uma ajuda psicológica é de grande ajuda para resolver os nossos problemas com maior rapidez...rs.
É esse tipo de situação que requer a nossa caridade em aceitar a pessoa assim como ela é e não julgá-la por não se adequar as perspectivas do mundo. São esses e vários outros casos que enfrentamos dentro da nossa família, é lá que ocorre a maior incidência desses fatos, pois convivemos com as pessoas diariamente e as conhecemos a ponto de enxergar tais defeitos. Mas quando não conseguimos suportar as inconveniências dos outros, procuramos ajuda para solucionar nossos problemas de convivência. Eis aí a grande questão, a raiz desses problemas está, muitas vezes, nas  lembranças dolorosas que foram reprimidas, nos traumas guardados e nas mágoas estocadas dentro do coração, que não existem somente no outro, mas dentro de  nós memos. Precisamos ser constantemente curados. Se isso acontecer nenhum defeito que encontrarmos no outro e nenhuma ofensa será suficientemente grande para nos deixar tristes, porque estaremos repletos do amor que Deus nos dá e curados para aceitar o irmão assim como ele é. Se passarmos a compreender que os defeitos dos outros podem ser consequência de um trauma do passado, deixaremos de reclamar e começaremos a ajudar.
Não temos consciência do quanto precisamos ser curados e de quanta ligação existe entre as deficiências do nosso emocional e as experiências traumáticas. O segredo para a mudança está em penetrar nesse desconhecido e deixar que Deus nos cure e nos dê vida nova. Quando curados tomamos um novo gosto por viver e ansiamos por amar aqueles que de nós necessitam.
Precisamos compreender e não sermos compreendidos. Precisamos amar e não sermos amados. Só assim, sem cobrar nem exigir nada do outro, é que seremos verdadeiramente felizes.
0 Responses

    Leitores