O que é a amizade?

Não escrevo esse texto na tentativa de definir a palavra, apenas direi o que a amizade significa na minha vida, pelo menos é o que pretendo.
Para mim sempre foi difícil conhecer profundamente seu significado, talvez seja porque os meus relacionamentos não tenham sido de grande ajuda para realizar tal façanha. Não é que eu não tenha tido sorte no decorrer dos meus anos, tive sim a oportunidade de conhecer pessoas de fato maravilhosas, mas acredito que toda a questão se resume na minha própria subjetividade.
Quem sou eu? Por que sou assim? Perguntas que possuem respostas difíceis de encontrar. Mas é na busca por respondê-las que encontro algumas indicações do porquê é tão complexo para mim conceituar a palavra amizade. 
Sempre fui uma pessoa de difícil acesso. Era complicado, imagino, conseguir arrancar alguma coisa de dentro de mim. Tudo sempre ficou muito bem guardado e recluso na minha vida. Acredito que não seja tão simples para uma pessoa com essas características encontrar uma boa e verdadeira amizade.
Como eu já disse, conheci pessoas maravilhosas no decorrer da minha vida, mas é difícil dizer com quantas eu pude constituir uma amizade. Diante dessa situação o que devo fazer? Começo a reclamar e a perguntar por que as coisas não são de outra forma? Com certeza essa seria uma das opções mais fáceis, mas não resolveria meu problema.
Meu problema. Será mesmo um problema? Será que não é por causa de toda essa timidez que existe ou existia dentro de mim e por causa dessa vida solitária que levava que tive a oportunidade de conhecer uma pessoa especial, um alguém capaz de me dar todo o amor de que necessito para viver?
Deus tem um projeto de amor para a vida de cada um. Encontramos dificuldades em nossos caminhos, problemas que nos levam a levantar a voz para reclamar. Mas agora eu pergunto: será que eu teria me encontrado com Deus se as coisas tivessem acontecido de outra forma? Talvez sim, mas acredito que esse foi o trajeto que me levou mais rapidamente para Ele, no tempo certo. Para algumas pessoas o encontro pode demorar mais, só que a sua chegada carrega uma qualidade inquestionável.
Então pergunto novamente: devo reclamar das desgraças da minha vida? Devo questionar o projeto de Deus? Penso que não. O amor que Deus me deu e me dá a cada dia é suficiente para me libertar de qualquer dependência deste mundo.
O amor é um sentimento puro e verdadeiro. A amizade é outro bem muito precioso que Deus nos dá a graça de encontrar e nós a encontramos nos lugares mais inesperados, lá onde menos pensamos que poderíamos achar aquele alguém especial, uma pessoa com quem temos uma comunhão de amor. Como é lindo tudo isso.
Só que às vezes não temos nada disso e então nos desesperamos. Como faz falta poder contar com alguém, poder partilhar as nossas experiências diárias com o nosso amigo. É aí que entra a figura de Deus. Ele é quem nos dá o sustentáculo para a nossa existência, Ele é quem nos socorre quando estamos à beira da perca de sentido da vida.
Obrigada Senhor, foste Tu que me salvastes inúmeras vezes do meu desespero, da minha tristeza, da minha falta de amor. Sem Ti eu nada seria, sem Ti eu nada sou.  
4 Responses
  1. Flora Pires Says:

    Muito bonito teu depoimento Luana!
    E que bom que podes passar esta experiência para que outras pessoas possam encontrar a mesma quietude!
    Um grande abraço!
    Flora!


  2. reginarabello@gmail.com Says:

    Oi minha querida
    Muito lindo seu texto, mas também muito triste. É difícil imaginar uma menina tão meiga e linda; com tamanha tristeza. Seu olhar passa uma inquietude, mas também muita serenidade. Acho que é, essa presença de Deus que é marcante em sua vida. Beijos


  3. As amizades são importante em nossa vida. Elas refletem o que fazemos e nos dão o nosso verdadeiro valor da nossa missão neste lugar, neste planeta. Mas a auto-estima, o valor que damos a nós mesmos, quando sós é que vão determinar este valor de antemão.
    Portanto os amigos são importantes, a fé também, se a entendemos como a confiança e certeza de que somos filhos e merecedores das beneses divinas.
    Grande abraço!


  4. Em nossa vida apressada e cotidiana, por muitas vezes, privamo-nos do encontro com outro. Passamos tão rapidamente por algumas pessoas, que perdemos a chance de conhecer seres incríveis em sua maneira de ser...
    Quantas e quantas vezes, no trajeto de nossa vida nos desesperamos em meio a solidão provocada por nós mesmos? E quantas vezes foi Jesus nosso refúgio?
    Talvez, tenha sido na pressa de me encontrar que me perdi... Ou ainda na curva difícil da minha vida, que Jesus me encontrou.


    Leitores