Amar para continuar amando

É realmente difícil compreender o amor de Deus. Um amor que mesmo sendo por tantas vezes rejeitado, humilhado, renegado, excluído e ferido, não deixa de amar aqueles a quem tanto O ferem, negam e desacreditam. Podemos pensar no sofrimento que Jesus experimentou ao longo de toda a sua vida na terra, principalmente no momento da espera agoniante no Monte das Oliveiras e todo o caminho do calvário até o alto da cruz, mas também podemos nos remeter às várias dores que lhe são impostas ainda hoje, por aqueles que o rejeitam, humilham, renegam, excluem ou são indiferentes a Ele. Ainda assim, o Amor não deixa de amar.

Grande exemplo de caridade e amor fraterno nos deu o Cristo, o qual foi mais fundo no mistério do amor do que qualquer outro homem que já existiu, existe ou ainda existirá. O fato de Ele ser Deus não impediu que sofresse as dores da humanidade. Talvez, se tivesse ficado indiferente a nós enquanto habitava nesta terra, não passasse por tantas humilhações e rejeições. Mas Ele nunca cansou de nos amar.

Deus sabe o quanto um coração ferido pode ferir também e sabe, como ninguém, compreender o incompreensível, ter compaixão por aqueles que nunca a tiveram com seus irmãos e amar os que não amam nem a si mesmos. Sendo assim, Ele encontrou motivos para continuar amando e se doando mesmo quando tudo contribuiria para que parasse, pois sabia reconhecer um coração ferido e necessitado de amor. Além disso, o amor do Pai era-lhe um sustento maior do que qualquer outro poderia ser. O amor de Deus nos basta para continuarmos com a missão de amar.

Tudo parecia dizer: Pare, não vê que eles não te amam? Não vê que são ingratos e cheios de ressentimento? Outra pessoa poderia se render a dor da rejeição, deixando de lado a missão para isolar-se em si mesmo e buscar a realização das próprias vontades. Tal sentimento é constante em nossa caminhada, ele fala de um determinado viver no qual não cabe a existência do outro, seria ele o próprio individualismo pregado na frase “cada um por si e Deus por todos”. Quando foi que Jesus pregou dessa maneira? Em algum momento ele disse algo minimamente parecido?

É claro que Deus é por todos, mas também precisamos ser assim, por todos. Afinal, Deus nos fez um só corpo na santa Igreja e pensar apenas no que é melhor para mim impede de que eu inclua o outro nos meus pensamentos, olhares, palavras e atitudes. Só o amor de Deus basta, por isso, quando todos parecerem agir conforme esse viver pautado na busca desenfreada pelo prazer individual, que exclui a vivência comunitária e fraterna, voltada para o coletivo, lembremos do amor de Deus e fixemos o nosso olhar no Jesus crucificado, o Amor que se entregou até as últimas consequências.


O amor cura e ele também nos cura para continuarmos amando.

Porque amar é uma doce loucura
Loucura de cruz

0 Responses

    Leitores